A
memória é fundamental para a aprendizagem, pois ela é a capacidade que temos de
adquirir, formar, conservar informações e
recuperá-las, de acordo com as nossas necessidades para utilizá-las no presente.
Sendo uma das funções cognitivas mais
utilizadas pelos seres humanos, faz a manutenção de todo material aprendido. É
a persistência do aprendizado.
Memória
e aprendizagem são a estrutura básica para os conhecimentos, habilidades e
planejamentos, pois envolvem as orientações temporais, espaciais, habilidades mentais e intelectuais, permitindo
aos indivíduos se situarem no presente e planejarem o seu futuro, considerando
sempre o seu passado.
Não há
como dissociar a memória da aprendizagem, pois para que a aprendizagem ocorra é
fundamental que as informações e os conhecimentos adquiridos se consolidem na
memória.
A memória passa por estágios, desde a codificação (em sub-estágios de aquisição e consolidação), o armazenamento (criando e mantendo um registro) e a evocação para a execução de um comportamento.
A
aprendizagem precisa se dá quando ocorre a captação de uma informação pelas
vias sensoriais, pela sua retenção e fixação pelas áreas da memória, pelo
córtex cerebral.
Para que os indivíduos possam
aprender é necessária a integração dos fatores emocionais, neurológicos,
relacionais (ambiente social) e ambientais. Qualquer outro fator que influencie
negativamente um dos anteriores afetará o processo de aprendizagem.
Como as memórias são processos
neuronais relacionados ao hipocampo, amígdala e córtex frontal e são modeladas pelas emoções, pelo nível de
consciência e pelos estados de ânimo, podemos inferir que a integridade do processo
neuronal, das principais áreas
relacionadas à elas e como são moduladas
é fundamental no processo de
aprendizagem e da sua qualidade.
Ao estudarmos a memória, as suas
principais áreas, as suas modulações e os seus tipos, podemos perceber que, como educadores, não
nos atentamos muito à como nossos alunos aprendem, como aprendem e que meios
utilizam para aprender. Não nos atentamos que algumas das dificuldades que os
nossos alunos encontram possam estar associadas a problemas com a integridade
da sua memória.
No nosso cotidiano encontramos
crianças e adolescentes que sequer conseguem repetir uma frase que acabaram de
ouvir. Muitas vezes concluímos que isso ocorre por pura falta de atenção, mas
não pensamos que essa suposta desatenção possa se dar por conta de prejuízos
numa das principais funções cognitivas utilizadas por nós, a memória.
Novamente penso sobre a
importância do papel do professor no processo formal de aprendizagem dos seus
alunos, pois é ele quem está em contato direto com esses seres em crescimento e
é ele um dos únicos a ter o privilégio de poder perceber as dificuldades e
necessidades desses alunos, pois tem o conhecimento para isso.
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