Pesquisar neste blog

8 de abr de 2012

APRENDIZAGEM SEGUNDO A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA

Por Norita M. Dastre

Para a neurociência a aprendizagem é a aquisição de informações, o resultado de modificações funcionais no Sistema Nervoso Central (SNC), das conexões entre os neurônios por conta da utilização do cérebro, ou seja, a experiência é a base da aprendizagem, pois a cada experiência o cérebro responde diferentemente com relação à experiência anterior.

Para aprender o indivíduo conta com as suas estruturas física, psicológica e cognitiva e é preciso que haja uma integração dos fatores emocionais, neurológicos, relacionais (ambiente social) e ambientais. Qualquer outro fator que influencie negativamente um dos anteriores afetará o processo de aprendizagem.

Atualmente a ênfase educacional está centrada na aprendizagem. O professor, antes transmissor do conhecimento, agora é um co-autor do processo de aprendizagem dos alunos, pois o conhecimento é construído e reconstruído continuamente na relação professor aluno.

Para que possamos aprender algo precisamos ter atenção (pré-requisito) e memória, processos fundamentais para a aprendizagem, já que ocorrem antes do processo de aprender. 

Segundo Pantano (2009, p.23) 
O processo de aprendizagem necessariamente envolve compreensão, assimilação (memória), atribuição de significado e estabelecimento de relações entre o conteúdo a ser aprendido e os conteúdos a ele relacionados e já armazenados. Nessa visão cognitiva, a aprendizagem é um processamento resultante de processos cognitivos que envolvem sensação, percepção, atenção e memórias (operacional e de longo prazo).
Aprendizagem e memória são as habilidades de aquisição e manutenção das informações e a aprendizagem precisa se dá no momento exato em que ocorre a captação de uma informação pelas vias sensoriais, pela sua retenção e fixação pelas áreas da memória, função executada pelo córtex cerebral.


PANTANO, T. , ZORZI. J.L. Neurociência Aplicada à Aprendizagem. São José dos Campos: Pulso, 2009.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar o Blog e pelo comentário.
    Aceito sugestões de temas ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Norita!
      Parabéns pelo seu trabalho!
      Sou ´professora de musicalização infantil e gostaria que vc me indicasse, por favor, livros ou artigos para ler sobre a neurociência e o aprendizado da música.
      Grata,

      Excluir
    2. Excelente trabalho!
      Gostaria de saber se vc pode me indicar livros ou artigos sobre a aprendizagem da música segundo a neurociência cognitiva. Grata,
      Jocema

      Excluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...