Pesquisar neste blog

8 de abr. de 2012

APRENDIZAGEM SEGUNDO A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA

Por Norita M. Dastre

Para a neurociência a aprendizagem é a aquisição de informações, o resultado de modificações funcionais no Sistema Nervoso Central (SNC), das conexões entre os neurônios por conta da utilização do cérebro, ou seja, a experiência é a base da aprendizagem, pois a cada experiência o cérebro responde diferentemente com relação à experiência anterior.

Para aprender o indivíduo conta com as suas estruturas física, psicológica e cognitiva e é preciso que haja uma integração dos fatores emocionais, neurológicos, relacionais (ambiente social) e ambientais. Qualquer outro fator que influencie negativamente um dos anteriores afetará o processo de aprendizagem.

Atualmente a ênfase educacional está centrada na aprendizagem. O professor, antes transmissor do conhecimento, agora é um co-autor do processo de aprendizagem dos alunos, pois o conhecimento é construído e reconstruído continuamente na relação professor aluno.

Para que possamos aprender algo precisamos ter atenção (pré-requisito) e memória, processos fundamentais para a aprendizagem, já que ocorrem antes do processo de aprender. 

Segundo Pantano (2009, p.23) 
O processo de aprendizagem necessariamente envolve compreensão, assimilação (memória), atribuição de significado e estabelecimento de relações entre o conteúdo a ser aprendido e os conteúdos a ele relacionados e já armazenados. Nessa visão cognitiva, a aprendizagem é um processamento resultante de processos cognitivos que envolvem sensação, percepção, atenção e memórias (operacional e de longo prazo).
Aprendizagem e memória são as habilidades de aquisição e manutenção das informações e a aprendizagem precisa se dá no momento exato em que ocorre a captação de uma informação pelas vias sensoriais, pela sua retenção e fixação pelas áreas da memória, função executada pelo córtex cerebral.


PANTANO, T. , ZORZI. J.L. Neurociência Aplicada à Aprendizagem. São José dos Campos: Pulso, 2009.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar o Blog e pelo comentário.
    Aceito sugestões de temas ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Norita!
      Parabéns pelo seu trabalho!
      Sou ´professora de musicalização infantil e gostaria que vc me indicasse, por favor, livros ou artigos para ler sobre a neurociência e o aprendizado da música.
      Grata,

      Excluir
    2. Excelente trabalho!
      Gostaria de saber se vc pode me indicar livros ou artigos sobre a aprendizagem da música segundo a neurociência cognitiva. Grata,
      Jocema

      Excluir
  3. Boa noite, Norita!

    Este é meu primeiro contato com o assunto neurociência e aprendizado. Bem como ouvi alguns discursos do tipo " Aprenda falar inglês fluente em tantos dias ou meses ou ainda semanas", observando estes anúncios me pairou uma curiosidade sobre o tema. O que pode significar ou talvez pertencer o ato que muitos de nós ouvimos falar chamado de " autodidata", existe alguma relação direta com esta ciência? Esta ciência em potencial irá influenciar o conceito de modo geral, como no aprendizado, no convívio social em que isso implica exatamente nos dias de hoje? Ficarei agradecido se puder me orientar um pouco melhor neste assunto.
    Grato, sucesso...
    Edson

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...