Pesquisar neste blog

14 de nov de 2010

Ritmos biológicos, ciclo sono-vigília e a Aprendizagem

O que acontece conosco nas 24 horas do dia?
1/3 do dia passamos dormindo.
O que o cérebro faz durante esse período?
  
 Ritmo  Circadiano
É o ritmo do nosso ciclo biológico  e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar. Esse ritmo é desenvolvido em aproximadamente um dia (circadies = cerca de um dia).

Aspectos que regulam o nosso ritmo circadiano.  

O cérebro comanda a liberação de vários hormônios.A glândula pituitária libera hormônios para os órgãos.

  •  Adrenal ou supra-renal
  • Ossos
  • Músculos
  • Pele
  • Tireóide
  • Glândulas sexuais
  • Rins

Boa parte desses hormônios liberados pela Pituitária têm um CICLO DE LIBERAÇÃO DE ACORDO COM O PERÍODO DO DIA.
A influência direta da luz solar  estimula a liberação do hormônio, conforme o horário do dia.

HORMÔNIOS

MELATONINA = ajuda a regular o ciclo do sono e vigília.

CORTISOL = é liberado  conforme o horário. Produzido pela glândula adrenal serve sobretudo para gerar energia e minimizar os efeitos imunológicos diminuindo inflamações. Pela manhã  há uma liberação maior  do cortisol proporcionando  energia para desenvolvermos as nossas atividades diárias.

DO CRESCIMENTO: liberados  somente na fase profunda do sono.
Crianças que têm o  sono alterado apresentam uma  taxa de crescimento levemente menor que a criança que dorme bem.

Estudos do sono.

A  tecnologia usada para estudar o sono é  a POLISSONOGRAFIA que realiza uma avaliação precisa do que ocorre durante o sono. Faz o registro da atividade elétrica cerebral  observada durante o ELETROENCEFALOGRAMA juntamente com as movimentações ocular e muscular.

ESTÁGIOS DO SONO


1º  ESTÁGIO REM (do inglês, Rapid Eyes Movement-Movimento rápido dos olhos).
Ø  Movimentação muito rápida dos olhos. Há uma grande diferença entre os  estágios REM e NREM
Ø  Muitas das atividades cerebrais, a consolidação do conhecimento e a sua sedimentação, ocorrem na fase  REM.

 Fase 5 - Há uma ATONIA, ou seja, os músculos ficam totalmente flácidos e há  somente a movimentação da musculatura ocular.
A atividade  cerebral é muito intensa, como no estado de vigília.
O  sonho é um aspecto que ocorre na fase REM, com  sonhos mais vívidos e coloridos.
Na fase do sono REM  há uma  intensa atividade sináptica:
·        com a instauração de novas sinapses;
·        com a sedimentação de novos receptores.
O  conhecimento e a aprendizagem estão sendo sedimentados nesse momento.
Uma noite mal dormida prejudica o aprendizado, a sedimentação do conhecimento.
Não ocorrendo o sono REM  não ocorre a sedimentação dos conhecimentos adquiridos durante o dia.

4 ESTÁGIOS do sono NÃO REM  (NREM)

Fase 1= sonolenta, musculatura ativa.
Fases  2,3,4 =  aprofundamento do estágio do sono. A atividade elétrica cerebral encontra-se mais profunda e a atividade muscular mais reduzida.


FUNÇÃO DO SONO REM E NÃO REM


 
 
O SONO  NÃO REM  (NREM)
Reparador do nosso organismo.
·        Na vigília há uma maior  exigência das células  que acabam sendo danificadas.
·        O sono NREM, conserta o que foi “estragado” durante o dia,ou seja, as células danificadas são reparadas.
Uma boa noite de sono é fundamental para a boa reparação das células e para que haja a consolidação do conhecimento, a sua sedimentação.

 DISTÚRBIOS DO SONO NAS CRIANÇAS
DESPERTARES CONFUSIONAIS: ocorre nas fases profundas do sono. Crianças com menos de 5 anos de idade acordam chorando durante a noite, não conseguimos acalmá-las.  A tentativa de acordar a criança piora a situação.
TERROR NOTURNO: ocorre durante a fase NREM, nas fases profundas do sono, em crianças a partir de 5 anos. A criança acorda, se levanta, fica assustada. Dura mais ou menos 5 minutos.

SONAMBULISMO:  1 a 5% da população de crianças e adolescentes levantam-se da cama e saem andando. Não se lembram de nada.



DESPERTARES  CONFUSIONAIS, TERROR NOTURNO E SONAMBULISMO são PARASSONIAS,  alterações durante o sono NREM  nas fases profundas do sono. 

PESADELOS: estudos apontam que pessoas de 5 a 16 anos têm uma taxa de pesadelos de 30% em seis meses seguidos.Esses pesadelos são recorrentes e atrapalham o sono. São auto-limitados. Em alguns casos há  necessidade de consultar um especialista,  em outros  uma simples orientação ajuda.

Os 10 mandamentos, segundo o Instituto do Sono, para uma boa noite de sono:
1. Ter horário regular para dormir e despertar.
2. Ir para a cama somente na hora dormir.
3. Dormir em ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Fazer atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Realizar atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

O uso do computador a noite
Devemos evitar usar o computador à noite, pois o estímulo luminoso do monitor altera a  percepção dos ritmos circadianos e a liberação dos vários hormônios. 
A luminosidade faz com que a liberação de vários hormônios seja totalmente alterada e consequentemente alterará o nosso ciclo de sono e vigília, ou seja, o nosso cérebro "entende" que é dia e não noite, por isso nos manteremos em estado de vigília por um tempo mais longo.

SONO E  APRENDIZAGEM 

Diante do que aqui foi descrito podemos entender porque uma boa noite de sono é fundamental para a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante estado de vigília. Portanto,  para que a aprendizagem se processe devemos mudar velhos hábitos, já enraizados, como assistir TV no quarto antes de dormir, usar o computador  até tarde da noite, ter um dia agitado ou assistir filmes terríveis (no caso das crianças) que possam provocar pesadelos. Todos esses fatores contribuem para a alteração do  nosso ritmo circadiano prejudicando as nossas atividades da vida diária e também as das nossas crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...