O que
acontece conosco nas 24 horas do dia?
1/3 do
dia passamos dormindo.
O que o
cérebro faz durante esse período?
Ritmo Circadiano
Aspectos que regulam o nosso ritmo circadiano.
É o ritmo do nosso ciclo biológico e de qualquer outro ser vivo, influenciado
pela luz solar. Esse ritmo é desenvolvido em aproximadamente um dia (circadies = cerca de um dia).
Aspectos que regulam o nosso ritmo circadiano.
O cérebro comanda a
liberação de vários hormônios.A glândula pituitária libera hormônios para os órgãos.
- Adrenal ou supra-renal
- Ossos
- Músculos
- Pele
- Tireóide
- Glândulas sexuais
- Rins
Boa
parte desses hormônios liberados pela Pituitária têm um CICLO DE LIBERAÇÃO DE
ACORDO COM O PERÍODO DO DIA.
A influência
direta da luz solar estimula a liberação
do hormônio, conforme o horário do dia.
HORMÔNIOS
MELATONINA
= ajuda a regular o ciclo do sono e vigília.
CORTISOL
= é liberado conforme o horário. Produzido pela glândula adrenal serve sobretudo para gerar energia e minimizar os
efeitos imunológicos diminuindo inflamações. Pela manhã há uma liberação maior do cortisol proporcionando energia para desenvolvermos as nossas
atividades diárias.
DO
CRESCIMENTO: liberados somente na fase
profunda do sono.
Crianças
que têm o sono alterado apresentam uma taxa de crescimento levemente menor que a
criança que dorme bem.
Estudos do sono.
A tecnologia usada para estudar o sono é a POLISSONOGRAFIA que realiza uma avaliação precisa do que ocorre durante o sono. Faz o registro da atividade elétrica cerebral observada durante o ELETROENCEFALOGRAMA juntamente com as movimentações ocular e muscular.
ESTÁGIOS DO SONO
1º ESTÁGIO REM (do inglês, Rapid
Eyes Movement-Movimento rápido dos olhos).
Ø
Movimentação
muito rápida dos olhos. Há uma grande diferença entre os estágios REM e NREM
Ø
Muitas
das atividades cerebrais, a consolidação do conhecimento e a sua sedimentação,
ocorrem na fase REM.
Fase
5 - Há uma ATONIA, ou seja, os músculos ficam totalmente flácidos
e há somente a movimentação da musculatura
ocular.
A atividade cerebral é muito intensa, como no estado de
vigília.
O sonho é um aspecto que ocorre na fase REM, com
sonhos mais vívidos e coloridos.
Na fase
do sono REM há uma intensa atividade
sináptica:
·
com
a instauração de novas sinapses;
·
com a sedimentação
de novos receptores.
O conhecimento e a aprendizagem estão sendo
sedimentados nesse momento.
Uma
noite mal dormida prejudica o aprendizado, a sedimentação do conhecimento.
Não
ocorrendo o sono REM não ocorre a
sedimentação dos conhecimentos adquiridos durante o dia.
4 ESTÁGIOS do sono NÃO REM (NREM)
Fase 1=
sonolenta, musculatura ativa.
Fases 2,3,4 = aprofundamento do estágio do sono. A atividade
elétrica cerebral encontra-se mais profunda e a atividade muscular mais
reduzida.
FUNÇÃO
DO SONO REM E NÃO REM
O SONO
NÃO REM (NREM)
Reparador
do nosso organismo.
·
Na
vigília há uma maior exigência das
células que acabam sendo danificadas.
· O
sono NREM, conserta o que foi “estragado” durante o dia,ou seja, as células
danificadas são reparadas.
Uma boa
noite de sono é fundamental para a boa reparação das células e para que haja a
consolidação do conhecimento, a sua sedimentação.
DISTÚRBIOS DO SONO NAS CRIANÇAS
DESPERTARES
CONFUSIONAIS: ocorre nas fases profundas do sono. Crianças com menos de 5 anos de idade acordam chorando durante a noite,
não conseguimos acalmá-las. A tentativa
de acordar a criança piora a situação.
TERROR
NOTURNO: ocorre durante a fase NREM, nas fases profundas do sono, em crianças a partir de 5 anos. A criança
acorda, se levanta, fica assustada. Dura mais ou menos 5 minutos.
SONAMBULISMO: 1 a 5% da população de crianças e
adolescentes levantam-se da cama e saem andando. Não se lembram de nada.
DESPERTARES CONFUSIONAIS, TERROR NOTURNO E SONAMBULISMO
são PARASSONIAS, alterações
durante o sono NREM nas fases profundas do sono.
PESADELOS:
estudos apontam que pessoas de 5 a 16 anos têm uma taxa de pesadelos de 30% em seis meses seguidos.Esses pesadelos são recorrentes e atrapalham o sono. São auto-limitados. Em
alguns casos há necessidade de consultar um especialista, em outros uma simples orientação ajuda.
Os 10 mandamentos, segundo o Instituto
do Sono, para uma boa noite de sono:
1. Ter horário regular
para dormir e despertar.
2. Ir para a cama somente na hora dormir.
3. Dormir em ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Fazer atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Realizar atividades repousantes e relaxantes após o jantar.
2. Ir para a cama somente na hora dormir.
3. Dormir em ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Fazer atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Realizar atividades repousantes e relaxantes após o jantar.
O uso do computador a noite
Devemos evitar usar o computador à noite, pois o estímulo luminoso do monitor altera a percepção dos ritmos circadianos e a
liberação dos vários hormônios.
A luminosidade faz com que a liberação de vários hormônios seja totalmente alterada e consequentemente alterará o nosso ciclo de sono e vigília, ou seja, o nosso cérebro "entende" que é dia e não noite, por isso nos manteremos em estado de vigília por um tempo mais longo.
SONO E APRENDIZAGEM
A luminosidade faz com que a liberação de vários hormônios seja totalmente alterada e consequentemente alterará o nosso ciclo de sono e vigília, ou seja, o nosso cérebro "entende" que é dia e não noite, por isso nos manteremos em estado de vigília por um tempo mais longo.
SONO E APRENDIZAGEM
Diante do que aqui foi descrito podemos entender porque uma boa noite de sono é fundamental para a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante estado de vigília. Portanto, para que a aprendizagem se processe devemos mudar velhos hábitos, já enraizados, como assistir TV no quarto antes de dormir, usar o computador até tarde da noite, ter um dia agitado ou assistir filmes terríveis (no caso das crianças) que possam provocar pesadelos. Todos esses fatores contribuem para a alteração do nosso ritmo circadiano prejudicando as nossas atividades da vida diária e também as das nossas crianças.
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