Estas são algumas das muitas perguntas que me chegam. As dúvidas
são muitas e, normalmente, informações equivocadas estão sendo passadas para
pais, professores e para adultos que enfrentam dificuldades no seu processo de
aprender.
Diante disto, tentarei aqui responder algumas destas
questões.
P. O meu filho demora um pouco para ler e em
entender as matérias. Por que a escola me orientou a procurar uma
Psicopedagoga?
N. Como a Psicopedagogia se debruça
especificamente sobre as questões afins à
cognição –ato de conhecer ou de captar, integrar,
elaborar e exprimir informação- e afetividade,
que estão diretamente ligadas à maneira como as pessoas aprendem, ela investiga
quais são os fatores que estão interferindo na aprendizagem e trata as
dificuldades que o aprendente está enfrentando.
Possivelmente a professora ou o professor identificou em seu
filho a necessidade de um olhar diferenciado para o processo de aprendizagem
dele.
Geralmente as dificuldades encontradas pelas pessoas, que estão
em eterno processo de aprendizagem, são de ordens pedagógica, afetiva e/ou
orgânica.
A maioria das crianças e adolescentes atendidos no consultório é
encaminhada por educadores que identificaram as dificuldades de aprendizagem de
seus alunos.
A desmotivação, a desatenção, as dificuldades com a memória, a
agitação constante, a leitura lenta, a compreensão do conteúdo lido muito
comprometida, a dificuldade com a matemática, dentre outras matérias, o “branco”
na hora de realizar as provas e a preguiça são alguns dos sintomas apresentados
pelos alunos, que motivam os educadores encaminhá-los para uma avaliação e
tratamento psicopedagógico.
P. Para quê é indicada?
N. A Psicopedagogia é indicada quando uma
pessoa estiver enfrentando problemas na aprendizagem, inclusive no
trabalho.
Além das crianças e adolescentes com problemas na
escola, adultos que apresentam dificuldades tanto nas
atividades da vida diária como no desempenho acadêmico e/ou profissional, podem
contar com os Psicopedagogos que os auxiliarão na identificação das causas
destas dificuldades e indicarão o tratamento adequado.
P. Quem é a pessoa que trabalha com a
Psicopedagogia, como é seu trabalho e como avalia o
problema?
N. Os profissionais da Psicopedagogia são
especialistas na área, ou seja, são formados em cursos de pós-graduação.
Atualmente é necessária a graduação em Psicopedagogia.
Além desta formação os Psicopedagogos precisam estudar muito
as teorias da aprendizagem, os processos mentais envolvidos no
aprender e fundamentalmente as questões afetivas, orgânicas e ambientais
das quais a aprendizagem sofre influência.
Atualmente os achados das Neurociências têm contribuido muito
para a prática Psicopedagógica. Cabe ao profissional estar atualizado quanto à
essas contribuições.
O trabalho, ou seja, a atuação dos Psicopedagogos se dá em
consultório por meio de atendimento individualizado e com a família. Também atua
nas instituições escolares junto aos docentes, tendo como foco das suas
observações e intervenções as dinâmicas das relações interpessoais em sala de
aula e da aprendizagem, ou atende, no contraturno, alunos com dificuldades de
aprendizagem ou nas suas relações.
Na clínica o primeiro contato é com a pessoa que está
enfrentando dificuldades de aprendizagem juntamente com a sua família que traz a
queixa.
Neste encontro o profissional é colocado a par do que ocorre com
a pessoa no momento presente e se dá o fechamento do
contrato de atendimento para a avaliação. Assim sendo, são acordados o número e
os dias dos encontros, os valores, os combinados sobre a frequência/ausência, a
data do encontro com a entrevista familiar e do fechamento da
avaliação.
O processo de investigação, de avaliação, se dá num período de 8
a 10 encontros, dependendo do caso.
Posteriormente ao processo de investigação, é realizado o
encontro chamado “Informe Psicopedagógico” e, de acordo com o caso,
apresentado o plano de tratamento.
P. Como é o
tratamento?
N. O tratamento depende dos resultados da
avaliação. Portanto, a sua duração dependerá dos resultados de uma série de
ações e de fatores tais como o trabalho sistemático com a educação cognitiva
e afetividade, as intervenções nas dinâmicas familiar e escolar, a necessidade
de alguns acompanhamentos com outros profissionais, questão pertinente a cada
caso, mas fundamentais para que se atinjam os objetivos esperados.
Para que se obtenha resultados efetivos, e sempre de acordo com
o caso, normalmente é acordado com a família dois encontros semanais. Também se
requer uma interação e sintonia entre o trabalho dos
profissionais da escola, da Psicopedagogia e da família.
Durante as sessões são trabalhados os conteúdos escolares
defasados e a cognição/afetividade por meio de jogos e outras atividades
desafiadoras que motivem o aprendente a buscar alternativas e estratégias para
superar os obstáculos e avançar na sua aprendizagem.
P. E quanto ao diagnóstico de dislexia, TDAH e
outros distúrbios?
N. É muito importante ressaltar que o trabalho
psicopedagógico tem caráter interdisciplinar, portanto, deve ser desenvolvido em
sintonia com o trabalho da equipe multidisciplinar que, dependendo do caso, deve
contar com Neurologista, Psiquiatra, Fonoaudiólogo, Otorrinolaringologista,
Pedagogos,Psicomotricistas e Psicólogos- atendendo no processo de avaliação
e de tratamento. Os Neurologistas ou Neuropediatras e os Psiquiatras são os
responsáveis pelo fechamento do diagnóstico.
Portanto, não cabe a
todos os profissionais da Psicopedagogia fechar um diagnóstico de distúrbios
e transtornos de aprendizagem. Isto porque muitos deles não são
profissionais da área da saúde.
Como a ação psicopedagógica está especificamente voltada para as
questões afins à aprendizagem, à avaliação e intervenção nos fatores
intervenientes na aprendizagem, como a cognição e a afetividade, os
encaminhamentos necessários, a cada caso, deverão ser feitos aos profissionais
da saúde mencionados acima.
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