Pesquisar neste blog

Carregando...

14/11/2010

APRENDIZAGEM



É uma mudança interna do indivíduo deduzida de uma melhora relativamente permanente  em seu desempenho, como resultado da prática. (Magill 1984).
Relativamente permanentes  porque nós esperamos que uma aprendizagem  seja sempre usada na vida.
  • É um processo de aquisição da informação da incorporação de um novo comportamento.
  • Para que aconteça a aprendizagem é  preciso a interação de alguns fatores:
    • Emocionais, neurológicos, relacionais (ambiente social)  e ambientais.
  • É o centro do processo educativo.
  • A ênfase educacional está centrada na aprendizagem, onde o professor é um co-autor do processo de aprendizagem dos alunos → o conhecimento é construído e reconstruído continuamente na relação professor aluno.
Através desse processo de aprendizagem conseguimos ter novas formas de comunicação, novas habilidades novas competências através da relação professor-aluno.

PROCESSOS ENVOLVIDOS NA APRENDIZAGEM 


Como se aprende? Quais os processos envolvidos na aprendizagem? Quais são as fases pelas quais passamos  para que cheguemos a aprender?
  • Sensação : estímulos incidem sobre os receptores (a partir daí temos a sensação).
  • Atenção : necessário para a recepção da informação. (Precisamos ter atenção para focar no estímulo que queremos aprender. A atenção é necessária para que possamos receber essa informação)
  • Concentração: decorrente da fixação da atenção.
  • Percepção:  processo complexo em nível cortical responsável pela interpretação e codificação da informação.
  • Memorização :  retenção da informação pelas áreas da memória pelo córtex cerebral.(Não há como dissociar memória de aprendizagem.
  • Aprendizagem: resultado final da retenção e fixação de uma informação, como ocorre com as diversas disciplinas escolares.
TIPOS DE APRENDIZAGEM
v        
                  POR HABITUAÇÃO
o   É o processo de aprendizagem mais simples: recordação de experiências anteriores.
o   Premissa: estímulo que habitualmente produz uma reação do organismo→tempo e repetição dos estímulos →não reage mais → habituação ex: pessoa que mora no campo, está acostumada com os barulhos de lá, nem os percebe mais,  habituou-se a ouví-los. Quando essa pessoa vem para a cidade presta atenção nos sons e depois se acostuma também.
o   Importância: a pessoa não reage mais a determinados estímulos, a tudo que está no ambiente→ seleciona os que mais interessam → QV (melhora a qualidade de vida).

            APRENDIZAGEM SOCIAL OU POR MODELAGEM (A. Bandura)
    • Tudo o que a pessoa aprende através da imitação social (relações sociais).
    • A maior parte dos comportamentos é aprendida por meio de exemplos (intencional ou acidental). 
Nesse sentido é fundamental  nos perguntarmos como interagimos com o meio ambiente, como as pessoas estão percebendo como interajo e como elas podem me imitar. 

APRENDIZAGEM POR CONDICIONAMENTO.
  • Consiste em aprender a emparelhar dois estímulos ao  mesmo tempo → mostrar um exercício e explicá-lo ao mesmo tempo.
  • Depois de várias repetições a pessoa fará o comportamento apenas com o estímulo verbal (ela não precisa mais da visualização).
APRENDIZAGEM POR TENTATIVA E ERRO
Se uma resposta for seguida de recompensa, ela será fortalecida. Caso contrário ela será enfraquecida → força de uma resposta está adaptada às conseqüências dessa resposta.

APRENDIZAGEM PROCESSUAL  X   DECLARATIVA
    • PROCESSUAL: aprendizagem de tarefas que podem ser executadas  sem  a atenção (pensamento consciente), como um hábito.  Andar de bicicleta, dirigir um carro...
    • Aprendizagem de tarefas que podem ser conscientemente lembradas (exigem atenção e reflexão, preciso buscar)


DOMÍNIOS DA APRENDIZAGEM
Domínio COGNITIVO:  conhecimentos  informações ou capacidades intelectuais
o   Habilidades de  memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação
Domínio AFETIVO: sentimentos, emoções, gostos ou atitudes.
o   Relações sociais, valorização, organização do meio ambiente, contribui para que aprenda esse domínio.
Domínio PSICOMOTOR: refere ao uso e coordenação dos músculos.
o   Habilidades relacionadas a movimentos básicos, reflexos habilidades perceptivas e físicas e comunicação não discursiva  (a comunicação gestual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...