É uma mudança interna do indivíduo deduzida de uma melhora relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da prática. (Magill 1984).
Relativamente
permanentes porque nós esperamos que uma
aprendizagem seja sempre usada na vida.
- É um processo de aquisição da informação da incorporação de um novo comportamento.
- Para que aconteça a aprendizagem é preciso a interação de alguns fatores:
- Emocionais, neurológicos, relacionais (ambiente social) e ambientais.
- É o centro do processo educativo.
- A ênfase educacional está centrada na aprendizagem, onde o professor é um co-autor do processo de aprendizagem dos alunos → o conhecimento é construído e reconstruído continuamente na relação professor aluno.
PROCESSOS ENVOLVIDOS NA APRENDIZAGEM
Como se aprende? Quais os processos envolvidos na aprendizagem? Quais são as fases pelas quais passamos para que cheguemos a aprender?
- Sensação : estímulos incidem sobre os receptores (a partir daí temos a sensação).
- Atenção : necessário para a recepção da informação. (Precisamos ter atenção para focar no estímulo que queremos aprender. A atenção é necessária para que possamos receber essa informação)
- Concentração: decorrente da fixação da atenção.
- Percepção: processo complexo em nível cortical responsável pela interpretação e codificação da informação.
- Memorização : retenção da informação pelas áreas da memória pelo córtex cerebral.(Não há como dissociar memória de aprendizagem.
- Aprendizagem: resultado final da retenção e fixação de uma informação, como ocorre com as diversas disciplinas escolares.
TIPOS DE APRENDIZAGEM
v
POR
HABITUAÇÃO
o
É
o processo de aprendizagem mais simples: recordação de experiências anteriores.
o
Premissa: estímulo que habitualmente
produz uma reação do organismo→tempo e repetição dos estímulos →não reage mais
→ habituação ex: pessoa que mora no campo, está acostumada com os barulhos de
lá, nem os percebe mais, habituou-se a ouví-los. Quando essa pessoa vem para a cidade presta
atenção nos sons e depois se acostuma também.
o
Importância: a pessoa não reage mais a
determinados estímulos, a tudo que está no ambiente→ seleciona os que mais
interessam → QV (melhora a qualidade de vida).
APRENDIZAGEM
SOCIAL OU POR MODELAGEM (A. Bandura)
- Tudo o que a pessoa aprende através da imitação social (relações sociais).
- A maior parte dos comportamentos é aprendida por meio de exemplos (intencional ou acidental).
Nesse sentido é
fundamental nos perguntarmos como
interagimos com o meio ambiente, como as pessoas estão percebendo como interajo
e como elas podem me imitar.
APRENDIZAGEM POR
CONDICIONAMENTO.
- Consiste em aprender a emparelhar dois estímulos ao mesmo tempo → mostrar um exercício e explicá-lo ao mesmo tempo.
- Depois de várias repetições a pessoa fará o comportamento apenas com o estímulo verbal (ela não precisa mais da visualização).
APRENDIZAGEM POR
TENTATIVA E ERRO
Se uma resposta for
seguida de recompensa, ela será fortalecida. Caso contrário ela será
enfraquecida → força de uma resposta está adaptada às conseqüências dessa
resposta.
APRENDIZAGEM
PROCESSUAL X DECLARATIVA
- PROCESSUAL: aprendizagem de tarefas que podem ser executadas sem a atenção (pensamento consciente), como um hábito. Andar de bicicleta, dirigir um carro...
- Aprendizagem de tarefas que podem ser conscientemente lembradas (exigem atenção e reflexão, preciso buscar)
DOMÍNIOS
DA APRENDIZAGEM
Domínio COGNITIVO: conhecimentos
informações ou capacidades intelectuais
o
Habilidades
de memorização, compreensão, aplicação,
análise, síntese e avaliação
Domínio AFETIVO: sentimentos,
emoções, gostos ou atitudes.
o
Relações
sociais, valorização, organização do meio ambiente, contribui para que aprenda
esse domínio.
Domínio PSICOMOTOR: refere ao uso
e coordenação dos músculos.
o
Habilidades
relacionadas a movimentos básicos, reflexos habilidades perceptivas e físicas e
comunicação não discursiva (a
comunicação gestual).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.