CRESCIMENTO
O crescimento atualmente é uma área muito estudada e que está despertando interesse de vários profissionais.
Como se dá o crescimento das crianças? Por que elas crescem diferentemente? Quais fatores influenciam o crescimento?
Para responder à essas perguntas elaborei um esquema prático para a análise e a observação dos pais e dos educadores.
Alguns dos fatores que prejudicam o crescimento também estão associados a algumas dificuldades de aprendizagem. Portanto, pais e professores devem ficar atentos também ao desenvolvimento físico e motor das crianças e dos adolescentes.
Para responder à essas perguntas elaborei um esquema prático para a análise e a observação dos pais e dos educadores.
Alguns dos fatores que prejudicam o crescimento também estão associados a algumas dificuldades de aprendizagem. Portanto, pais e professores devem ficar atentos também ao desenvolvimento físico e motor das crianças e dos adolescentes.
CRESCIMENTO FÍSICO
* Processo associado com o aumento do tamanho estrutural: altura, peso e massa corporal durante a infância.
* O crescimento é mais rápido até mais ou menos os 8 anos, gradualmente desacelera e retoma no início da puberdade
* Refere-se à totalidade da alteração física.
0 a 3 anos
* Ganho de peso até 1 ano de idade equivale a mais ou menos o dobro ou triplo do peso do nascimento;
* Ganho de altura com 1 ano de idade: aumento de 50% do nascimento;
* Nos anos seguintes os ganhos são menores;
* O cérebro está em constante desenvolvimento: sugar, sorrir (reflexos, espontâneos) andar e falar.
Dos 3 aos 8 anos
* Estável
* Ganho de peso por ano de aproximadamente 9kg;
* Ganho de altura por ano é de mais ou menos de 7 a10 cm;
* Diferenças mínimas entre meninos e meninas;
* O crescimento dos ossos é dinâmico;
* O Sistema Esquelético é vulnerável à má nutrição, doenças e fadiga.
DO PONTO DE VISTA CEREBRAL:
* No final dessa fase é importante o desenvolvimento da Mielina, substância gordurosa que envolve os neurônios. Ela faz com que ocorram a transmissão dos impulsos elétricos ou seja, a conexão dos neurônios.
* Com o desenvolvimento da mielina há uma promoção das habilidades motoras. A criança anda e escreve melhor.
* O Córtex cerebral vai se desenvolvendo, amadurecendo e o desempenho cognitivo e motor tornam-se cada vez mais refinados. Ou seja, a criança começa a apresentar comportamentos mais refinados.
* ASPECTOS SENSORIAIS: ainda estão em desenvolvimento.
o Visão: ainda se desenvolvendo. O globo ocular cresce até os 12 anos.
* ASPECTOS COGNITIVOS
o Início das habilidades em expressar verbalmente os seus pensamentos e ideias;
o Boa imaginação;
o Aprendizado do “como?” e do “por quê?”, principalmente pelas brincadeiras. (Importância do lúdico como estimulação do desenvolvimento cognitivo nessa fase).
* ASPECTOS AFETIVOS
o Ainda se encontram na fase do egocentrismo;
o Receio de situações (timidez), não gosta de situações novas;
o Formação do auto-conceito. É necessário o elogio e a estimulação.
DOS 8 AOS 12 ANOS
* Aumentos lentos e constantes de altura e peso. Essa lentidão faz com que a criança se adapte à essas mudanças.
* Melhor organização do sistema sensório-motor.
* Rápidos ganhos na aprendizagem por conta do refinamento do sistema sensório-motor. Apresenta melhora nas habilidades motoras. Fase importante para a estimulação.
* O Sistema Nervoso se desenvolve lentamente.
* Aparecem as diferenças entre meninos e meninas, pequenas, mas perceptíveis. Meninos com braços e pernas maiores, meninas com coxas mais grossas e quadris maiores.
* Habilidades perceptivas mais refinadas.
* Do ponto de vista cognitivo:
o É a partir dos 8 anos que a criança começa a ter a atenção mais focalizada. Foca no que gosta.
o Desejo de aprender mais coisas. A estimulação deve ser priorizada.
o Boa imaginação e grande criatividade.
* CARACTERÍSTICAS AFETIVAS
o Diferenças nos interesses de meninos e meninas. Brincadeiras. Separação de grupinhos de meninas e meninos.
o Melhora da interação social.
o Senso de aventura. Brincadeiras perigosas, secretas.
FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO
* Hereditariedade: limite de crescimento, mas para que se atinja-o são necessários
:
:
o Fatores perinatais: o que ocorre durante a gestação com a criança e com a mãe (má nutrição, doença, infecção).
o Nutrição: quando tem boa nutrição tem o crescimento saudável. O contrário acarreta prejuízo no desenvolvimento motor e cognitivo. A nutrição em excesso causa a obesidade, considerada como um dos fatores de falha no crescimento. É um dos principais problemas da infância que acarretará problemas na fase adulta.
o Atividade física: promove um bom desenvolvimento.
o Hormônio do crescimento.
o Doenças ou consequências delas.
o Estilo de vida – o sedentarismo prejudica muito o crescimento.
o Ambiente: que depende do vinculo pai-mãe-bebê. Promove uma maior estimulação da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.