Pesquisar neste blog

17 de mai. de 2012

Letra bastão, caixa alta ou de imprensa maiúscula é a ideal durante o processo de alfabetização.

 

letra bastão

O tipo ideal a ser utilizado durante o processo no qual as crianças estão apreendendo os símbolos gráficos é a caixa alta –termo da informática-, ou seja, a letra de forma maiúscula.

Essa preferência se dá por ela ser um tipo de letra fácil de ser representada -não possuindo as ligações naturais da letra cursiva cujo traçado é difícil de ser feito pelas crianças no início da escolaridade- e por estar mais presente na cultura escrita da nossa sociedade.

O mundo está repleto de linguagem escrita que  utilizam o tipo “caixa alta” como padrão, assim como a letra minúscula de imprensa, ou de forma. De modo que é importantíssimo que as crianças que estão sendo alfabetizadas sejam expostas, num primeiro momento, à esse tipo de letra para que possam identificá-las nos livros, gibis, revistas, placas, etc.que encontrarão fora do contexto escolar, estabelecendo relação com o aprendizado formal e  os escritos do mundo.

Somente após a criança ter dominado todos os símbolos gráficos e estar alfabetizada é que devemos ensiná-las a utilizar a letra cursiva.  Mas até mesmo esse ensino da letra cursiva já está sendo questionado pelas autoridades da área educacional.

Como as letras de imprensa, nas suas mais variadas formas, estão em todo material impresso no planeta e a utilização mais intensa do teclado do computador, constatou-se a necessidade de investir na utilização da letra de imprensa em todo nosso país.

Bom para os professores e muito melhor ainda para aqueles alunos que sofrem com a Disgrafia, pois são taxados de preguiçosos, desorganizados  e criticados pelos pais e professores que lhes cobram melhoras na grafia.

Esse será o tema para o próximo post.

Namastê

6 comentários:

  1. Tem muita gente leiga no assunto que critica a pratica , pois considera a letra cursiva a ideal. O que essas pessoas nao sabem e que a criança esta aprendendo de maneira mais fácil, haja vista poder encontrar esse tipo de alfabeto em todos os lugares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucineide, concordo plenamente contigo.
      Não que a letra cursiva deixe de ser ensinada, pelo contrário, o processo de aprendizagem desta grafia é importantíssimo, mas pode ser adiado.
      Continue postando seus comentários.
      Obrigada e abraço.

      Excluir
  2. Gostaria de saber porque a letra I não pode ser acentuada, sendo que veja em algumas instituição ela sendo acentuada.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as observações, pois tinha minhas dúvidas em relação a letra que deveria utilizar na alfabetização.bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    A partir de que idade posso introduzir a letra cursiva? Minha filha está no Jardim 2 e vai completar 6 anos em Dezembro.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber qual a diferença de letra bastão para letra de forma e de imprensa?

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...