Pesquisar neste blog

10 de mar de 2012

Desatenção, desorganização e agitação motora pode ser um Transtorno, o TDAH- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.



TDAH: Transtorno comum na infância, que afeta a atenção, a concentração e a organização  pode continuar no adulto.  

O  Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome neurobiológica que deixa muitos pais e professores desesperados. Muitos deles se sentem incapazes diante do transtorno, muitas vezes não o conhecem e nem sabem lidar com ele, o que pode causar grande frustração, tanto  para os pais e os educadores quanto para a criança.

A falta de atenção e a hiperatividade têm sido tema de destaque e muito discutido na última década. Na verdade podemos até dizer que os termos hiperatividade e déficit de atenção estão na moda e que atualmente muitas pessoas se a arriscam dizer quem têm o problema, mesmo não sabendo precisamente o que isto quer dizer. A falta de conhecimento acaba gerando muita confusão com os conceitos e com os tratamentos.

Uma criança que não para quieta, que é muito agitada ou indisciplinada, por exemplo, pode ser considerada hiperativa, no sentido de ser muito bagunceira, mas numa criança portadora do TDAH, alguns dos sintomas de déficit de atenção e de hiperatividade são exageradamente perceptíveis. A criança é nitidamente  diferente das demais crianças da mesma idade no controle de suas ações, portanto requer tratamentos adequados.

Estima-se que o TDAH afeta 3 a 5% de crianças em idade escolar, sendo diagnosticado mais em meninos que em meninas.


A dificuldade em controlar as ações, a impulsividade e a agitação motora têm como origem uma disfunção de desenvolvimento no circuito cerebral que responde pelo controle inibitório e  o autocontrole.

Este transtorno pode prevalecer na idade adulta em 30% a 70% dos casos, e não havendo tratamento na infância, geralmente faz-se necessário uma intervenção na idade adulta, pois mesmo que alguns dos sintomas já tenham sido amenizados, outros como a desorganização, a baixa percepção dos detalhes e  a falta de foco, continuam trazendo sérias consequências  para a vida diária, profissional e social do portador.

Por causa do déficit de atenção, da incapacidade de controlar as suas ações e de pensar antes de tomar decisões ou agir os adultos portadores do TDAH enfrentam dificuldades diárias nas relações familiares, com os estudos, no ambiente de trabalho por conta da desorganização e esquecimentos, nos relacionamentos afetivos, sociais e na profissão.

Estudos apontam para a necessidade de tratamento logo na infância para que o transtorno não cause problemas mais sérios na idade adulta.


Este transtorno pode prevalecer na idade adulta em 30% a 70% dos casos, portanto  não havendo tratamento na infância, geralmente faz-se necessário uma intervenção, pois mesmo que alguns dos sintomas já tenham sido amenizados, outros como a desorganização, a baixa percepção dos detalhes e  a falta de foco, continuam trazendo sérias consequências  para a vida diária, profissional e social do portador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...