À Câmara Municipal dos Vereadores de São Paulo
Prezados Senhores Vereadores Juscelino Gadelha e Eliseu Gabriel
A Associação Brasileira de Dislexia - ABD sente-se muito honrada ao ser convidada a participar do I Seminário Internacional de Dislexia programado para o dia 21 de setembro de 2009 na Câmara Municipal dos Vereadores de São Paulo.
Foi muito gratificante para a ABD receber esse convite no ano que completa o jubileu de prata de atividades voltadas ao diagnóstico da dislexia, orientação ao paciente disléxico e promoção de cursos de capacitação profissional para atender os portadores de dislexia. Mas ao serem examinados os detalhes do Seminário, notamos que o tema principal da discussão será sobre a existência da dislexia, o que nos pareceu estranho. A dislexia é citada na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) sob o número F.81.0, bem como no DSM IV (editado pela Academia Americana de Psiquiatria) sob o número 315.00.
Após 25 anos de atuação profissional para o diagnóstico, orientação, divulgação e pesquisa na área da dislexia, embasada em dados nacionais e internacionais não nos parece pertinente esse tipo de discussão. A dislexia, como diagnóstico médico, já ultrapassou um século de existência e para constar na classificação do CID 10 e do DSM IV necessitou de um trabalho exaustivo da comunidade científica mundial para atingir esse status. Portanto uma contestação a esse diagnóstico não nos parece ser da alçada de um Seminário tal qual está sendo organizado, mas sim de âmbito internacional envolvendo todas as entidades dedicadas aos estudos e pesquisas sobre o tema. Destarte, a ABD agradece o honroso convite, mas abdicará da participação, pois extrapola à sua competência alterar as diretrizes vigentes a respeito da dislexia.
Sem mais para o momento Atenciosamente,
Associação Brasileira de Dislexia - ABD
http://www.dislexia.org.br/
Leia mais.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita.
Deixe aqui o seu comentário e sugestões de temas.