Pesquisar neste blog
9 de mai. de 2010
2 de mai. de 2010
NEUROCIÊNCIAS DA APRENDIZAGEM
Para nós educadores, que convivemos com as dificuldades de aprendizagem dos nossos alunos, é de extrema e fundamental importância compreendermos como ocorre a aprendizagem no cérebro humano.
Embora seja um enorme desafio, essa compreensão de como o cérebro aprende abrirá as portas para que possamos intervir nesse processo - de aprendizagem- no exato momento em que ele está ocorrendo, ou seja, poderemos sim criar o ambiente e o estímulo propícios para que os alunos superem as suas dificuldades.
As Neurociências da Aprendizagem desvendam o"mistério" do aprender. Esse novo ramo da ciência está aí para que possamos compreender como o cérebro humano aprende e como se processa a aprendizagem nesse magnífico "mundo".
Para o nosso cérebro tudo é possível. Neurônios espelhos, sinapses, plasticidade cerebral...
1 de mai. de 2010
Como anda a saúde mental de nossas crianças e adolescentes? "Congresso Aprender Criança - 2010"
Para que ocorra a aprendizagem o ser humano precisa de algumas condições básicas como:
- ter o organismo em condições físicas que possibilitem a aprendizagem;
- Um ambiente estimulante, motivador, com material potencialmente significativo que desperte o interesse e a curiosidade;
- Estrutura cognitiva apta a estabelecer relações e
- Uma estrutura psíquica íntegra, capaz de suportar o desejo de aprender.
Em minha profissão tenho contato diário com crianças e adolescentes que fracassam na escola por conta das dificuldades, distúrbios e/ou transtornos de aprendizagem. Essas crianças e adolescentes não entendem o "porquê" desse fracasso. Muitos se consideram "burros"(sic) e diferentes dos demais alunos do seu grupo. Acreditam serem incapazes de aprender e acabam por desenvolverem baixa auto-estima.
Assinar:
Postagens (Atom)