Pesquisar neste blog

19 de mai. de 2009


Esse blog está sendo construído com o objetivo de compartilhar as minhas vivências com crianças e adolescentes com dificuldades e/ou distúrbios/transtornos de aprendizagem.

Poderemos abordar assuntos como DISLEXIA, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), DISLEXIA DE LEITURA (SSS-Síndrome da Sensiblidade Escotópica/Síndrome de Irlen).

Gostaria de aqui deixar as minhas observações, reflexões e algumas informações sobre esses distúrbios e transtornos, não apenas informações.

Tenho buscado, em comunidades de Psicopedagogia, relatos de vivências, dúvidas e propostas de ações voltadas ao atendimento das crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, Dislexia e TDAH, mas não tenho encontrado.

Na próxima postagem comentarei sobre as diferenças entre Dificuldades, Distúrbios e Transtornos de aprendizagem.

Até a próxima.

NAMASTÊ

15 de mai. de 2009

Dislexia de Leitura

Síndrome da Sensibilidade Escotópica -ou Síndrome de Irlen
Sintomas mais frequentes:

-
Sensibilidade à luz (luz do sol, luzes fortes, luzes fluorescentes, faróis, iluminação das ruas)
- Estresse e Esforço (atividades visuais, audição, TV, cores)
- Matemática (erros de alinhamento, velocidade, exatidão/precisão)
- Distração (leitura, audição, trabalho, provas)
- Dores de cabeça
- Desempenho comprometido nos esportes com bola
- Acompanhamento de objetos em movimento
- Sonolência em viagens de carro ou ônibus
- Direção Noturna (não conseguir dirigir )
- Cansaço/Fadiga geral
- Cansaço durante o uso do computador
- Audição “retardada”
- Baixa concentração no estudo e provas
- Leitura de Música
- Percepção de profundidade
- ADD (Distúrbio do Déficit de Atenção/HD (distúrbio de hiperatividade)
- Dores de estômago
- Explosões de comportamento
- Náusea/Tontura
- Dificuldade em seguir com os olhos
- Ansiedade
- Nervosismo

Síndrome de Irlen-SSS-Dislexia de Leitura:o que é

A Síndrome de Irlen-Dislexia de Leitura é a dificuldade relacionada à manutenção da atenção, compreensão e memorização e à atividade ocular durante a leitura levando a um déficit de aprendizado.

A Dislexia de Leitura afeta pessoas de todas as idades, com inteligência normal ou superior à média e está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual.

Devido ao esforço despendido no processamento das informações visuais, a leitura torna-se mais lenta e segmentada, o que compromete a velocidade de cognição e a memorização, produzindo cansaço, inversões, trocas de palavras e perda de linhas no texto, desfocamento, sonolência, distúrbios visuais, dores de cabeça, irritabilidade, enjôo, distração e fotofobia, após um intervalo relativamente curto na leitura.

Embora a causa da dislexia de leitura esteja relacionada às alterações neurobiológicas no processamento cerebral, problemas oculares contribuem significativamente para os sintomas da dislexia, pois estima-se que 85% de todo o aprendizado dependa das informações recebidas através do sistema visual.

A avaliação oftalmológica dos pacientes disléxicos deve ser dinâmica considerando a atividade ocular durante a leitura e o esforço contínuo de foco para longe, perto e distâncias intermediárias (quadro negro, livros e cadernos e computador), o fluxo de informações constante e a percepção e cognição cerebral.

Este fluxo deve se processar, de maneira contínua através de movimentos sacádicos e fixações que refletem o estilo de leitura de cada pessoa, e que independem até certo ponto da dificuldade do texto.

O estilo de leitura é caracterizado através do DPLC - Diagnóstico Padrão de Leitura e Cognição. Através do DPLC, a eficiência da leitura, aprendizado e memorização são obtidos antes e após o uso do filtros seletivos.
Avaliação da Dislexia de Leiitura/Síndrome de Irlen em São Paulo: (11) 8306-9225 (TIM)  (11) 7996-5866 (Oi)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...